VAHALI

Live Earth

Get Adobe Flash player

Deslocamento do Norte Magnético do Planeta, requer mudanças nas pistas do Aeroporto de Tampa nos Estados Unidos

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Airport TampaUSA1Pólo está se movendo cerca de 64 quilometros por ano. Mudança afeta o Aeroporto Internacional de Tampa, Flórida.

O pólo norte magnético está deslizando lentamente de sua atual localidade, no extremo norte do Canadá em relação a Rússia, a uma taxa de algo como 40 milhas por ano (64 km por ano), mas a maioria de nós não sentimos a repercussão dessa mudança. No entanto, longe da tundra gelada do Canadá, a ensolarada Tampa na Flórida, está sentindo a mudança magnética.

Airport TampaUSA2O Aeroporto Internacional de Tampa, fechou sua pista principal até 13 de janeiro, para redesenhar os designadores numéricos e sinalização taxiway para refletir a mudança.

A mais movimentada pista de Tampa, o paralelo da pista oeste, será re-desenhado 19R/1L da sua atual designação de 18R/36L. O número representa o rumo da pista do azimute magnético, para designação de 18 denota "180 graus" do norte (neste caso, sul).
Airport TampaUSA3A mudança para 19, a pista está agora inclinando um pouco a oeste. (Como as pistas são usadas frequentemente em ambos os sentidos, o R e L indicam a esquerda e a direita, e o segundo número representa a posição das cabeceiras e o sentido oposto, daí a diferença de 18 ou 180 graus).

A FAA - Federal Aviation Asministration, está exigindo que as denominações da pista sejam alteradas, em razão da mudança do pólo norte magnético. Quando a pista oeste for reaberta, a pista leste e raramente isada pista oeste-leste vai fechar e terá a sua denominação também alterada.
 

 


Fonte: Dillow Clay da Popular Science em 06/01/2011